O escritório de arquitetura suíço Herzog & de Meuron se juntou ao designer de interiores britânico John Pawson no projeto arquitetônico de uma torre luxuosa em Manhattan, no distrito de Bowery. A torre, residencial e hoteleira, é descrita por Ian Schrager, da construtora nova-iorquina Ian Schrager Company, como a “expressão máxima onde a Uptown encontra a Downtown”.
No projeto arquitetônico, 11 apartamentos residenciais serão construídos acima dos 370 quartos do hotel, todos com planos abertos e grandes janelas que proporcionarão vistas panorâmicas da cidade. O design de interiores de cada apartamento residencial será projetado sob medida pelo designer John Pawson.
De acordo com o arquiteto Jacques Herzog, “nossa ideia foi ‘empilhar’ duas tipologias bastante distintas, uma sobre a outra, por um lado expressando suas diferenças, enquanto por outro lado unificando-as em uma mesma estrutura. Também tínhamos como objetivo complementá-las com um mix diverso de funções, fazendo com que o prédio se tornasse uma cidade dentro da cidade”.
No projeto arquitetônico, o esqueleto exposto da estrutura de concreto bruto e as janelas envidraçadas do chão ao teto oferecerão às pessoas uma vista ininterrupta da paisagem da cidade, sem quaisquer obstruções. É a “cidade dentro da cidade”.
Com 28 andares em seu projeto arquitetônico, o esqueleto da construção define a arquitetura da torre. “Para introduzir uma noção de escala e fomentar ainda mais a expressão de cada andar individualmente, cada coluna será levemente inclinada”.
O designer John Pawson assina o projeto de interiores das residências, a maioria das quais tomarão um andar inteiro. De acordo com o designer, as plantas abertas irão maximizar a noção de luz e espaço.
Conforme ele mesmo disse “o design de interiores das residências será carregado pela atmosfera, onde as qualidades fundamentais de luz, superfície e proporções são tantas que a própria experiência espacial se transforma. O objetivo é expressar os detalhes da vida nos detalhes da arquitetura”.
No projeto arquitetônico da torre algumas características se destacam, como a parede revestida com painel de nogueira e os pisos revestidos com carvalho, que deixam a atmosfera mais aconchegante, e banheiros com pedra e concreto.
A iluminação será feita pelo designer Arnold Chan. No projeto de arquitetura, a torre também contará com um jardim privado, separado da rua por uma densa parede verde. O projeto arquitetônico, apelidado de “215 Chrystie”, tem previsão para ficar pronto em 2016.
Projeto de arquitetura de Herzog & de Meuron e John Pawson
Local: Manhattan, Nova Iorque, EUA
Ano: 2016
Imagens de Ian Schrager Company