É difícil hoje em dia um projeto de arquitetura que vá levar décadas para ser concluído – levar alguns anos é normal, claro. Com a tecnologia cada vez mais fortemente influenciando o trabalho dos arquitetos, e em um mundo em que os arquitetos competem por construir arranha-céus em tempos recordes, ver um projeto arquitetônico pacientemente feito em mais de cinco décadas é raridade.
Por isso, podemos apostar com segurança que o arquiteto Jim Olson, da Olson Kundig Architects, é sim um profissional com muita paciência. O premiado arquiteto levou o tempo que queria para a construção da sua própria casa no lago: simplesmente 55 anos. Ele começou o projeto arquitetônico construindo a cabine, localizada em Longbranch, em Washington, em 1959, quando tinha apenas 18 anos de idade. O que começou com um mero barraco de 14 metros quadrados, foi pacientemente e afetuosamente transformado ao longo dos anos em uma cabana à beira do lago.
Como as reformas nunca demoliram os trabalhos anteriores, detalhes escondidos no meio da modesta cabine marcam cada etapa da renovação do projeto de arquitetura, relevando a história arquitetônica da casa. Texturas diversas e esquemas de cores compõem o impressionante espaço da sala de estar, que fica sob as vigas de madeira laminadas que marcam o telhado exposto. Colunas de aço fazem as divisões da sala, e janelas que vão do chão ao teto se destacam no ambiente, proporcionando vistas incríveis da área.
O projeto arquitetônico da casa é de certa maneira uma conversa entre o arquiteto e a natureza e, cada uma das reformas em 1981, 1997, 2003 e 2014, foi feita sobre o que estava sendo dito na época.
Além dos detalhes sofisticados criados no projeto arquitetônico, vários símbolos dentro da casa mostram esse amor do arquiteto pela natureza. O piso de madeira abeto se estende por toda a sala até o deck no exterior, integrando perfeitamente o lado de fora com o de dentro. O deck foi construído ao redor de três grandes árvores, que cresceram ali durante o longo período da construção da casa. O arquiteto queria ter certeza que elas pudessem continuar crescendo ininterruptamente, independente de novas interferências que viessem tomar a arquitetura da casa.
Na sua essência, esse projeto arquitetônico mostra um jeito de pensar, aperfeiçoado ao longo da carreira desse bem-sucedido arquiteto.
Projeto de arquitetura de Olson Kundig Architects
Ano: 2014
Local: Longbranch, Washington, EUA
Fotografias de Olson Kundig Architects