O arquiteto Julien De Smedt da JDS Architects é o responsável pelo projeto arquitetônico Casa Jurauma casa que se funde com a paisagem da colina francesa.

Casa que se funde com paisagem da colina francesa

A residência foi concebida para uma família parisiense para servir como uma casa de retiro nas colinas Jura – daí o nome do projeto arquitetônico – na pequena vila francesa Bois D’amont, que faz fronteira com a Suíça. Com uma arquitetura ondular e uma cobertura verde escultural, a casa se mistura com o cenário montanhoso em que está localizada. Para minimizar seu impacto visual, o projeto arquitetônico, contemporâneo, foi feito quase todo abaixo da grama e na encosta, fazendo a casa parecer uma mera protuberância na paisagem.

Casa na colina

Casas escondida numa colina

O projeto arquitetônico foi concluído com um orçamento modesto de 200,000 euros. Seus 134 metros quadrados estão construídos em uma encosta, ficando de costas para uma floresta e, a fachada de frente dá para um vale. Os arquitetos criaram três cortes no terreno existente: duas aberturas na paisagem abrem espaço para as fachadas envidraçadas de ambos os pisos, enquanto o topo do terreno foi nivelado para criar uma cobertura verde onde os moradores podem caminhar.

A arquitetura compreende três níveis distintos: no piso mais baixo estão dois quartos e mais um cômodo com beliches para quatro pessoas; no piso acima fica uma sala com plano aberto, sala de jantar e cozinha que se abre para áreas externas e acessa a cobertura; e na cobertura um terraço externo verde dá vista para a paisagem ao redor. O espaço interno foi maximizado no projeto arquitetônico, com o andar quase que inteiramente contido dentro da topografia natural. Atrás da construção encontra-se um pátio privado, completamente escondido dos olhares dos vizinhos.

Quarto projetado em casa na colina
Arquitetura de casa de campo

Sala integrada de uma casa na colina

Casa de campo

Os dois andares possuem uma arquitetura ondular, e uma inclinação que se estende até encontrar o chão. Toda a estrutura é coberta por um manto de grama.

Casa integrada a paisagem francesa

Segundo palavras do arquiteto, eles “queriam que a casa abraçasse a paisagem”. E complementou: “nós projetamos uma casa que, diferente das vizinhas, se envolveria com a paisagem e se tornaria paisagem”.

“Nossa ideia foi extrair as qualidades da natureza que nos rodeia ao invés de projetar mais um volume robusto no meio dela”.

Casa de campo europeia

Casa camuflada na colina

No interior do projeto arquitetônico, os quartos foram revestidos com tábuas de madeira descorada e paredes brancas que refletem a luz, e mobiliados com uma paleta de tons neutros, pontuada por cores brilhantes em poucos detalhes, como no papel de parede.

Quarto decorado

Planta da casa

Planta de circulação da casa

 

Teto verde da casa na colina

Térreo da casaTérreo

Planta do primeiro piso Primeiro piso

Planta da cobertura Cobertura

Diagrama das seções Diagrama das seções

 

Projeto de arquitetura: JDS Architects.

Local: Bois D’amont, França.

Ano: 2014.

Fotografias: Julien Lanoo.