Zaha Hadid Architects reproduz dunas do deserto dos Emirados Árabes, em sede da BEEAH
Zaha Hadid Architects (ZHA) concluiu um trabalho fluido de arquitetura para o Grupo BEEAH, no deserto dos Emirados Árabes Unidos . O projeto marca a nova sede da empresa fora de Sharjah, e foi inaugurado em 30 de março de 2022 por Sua Alteza Dr. Sheikh Sultan bin Muhammad Al Qasimi.
Aproveitando ao máximo seu contexto desértico, o edifício é alimentado por painéis solares. Além disso, a obra está equipada com tecnologias de última geração para operar nos padrões LEED Platinum. Com essas tecnologias, a nova sede foi projetada para atingir emissões líquidas zero e estabelecerá uma nova referência para os espaços de trabalho no futuro.
PROJETADO COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE
Desenvolvendo o projeto para a nova sede, a equipe da Zaha Hadid Architects honrou a ‘estratégia de dois pilares de sustentabilidade e digitalização’ da BEEAH. A empresa trabalha em seis setores-chave que incluem gestão de resíduos e reciclagem, energia limpa, consultoria ambiental, educação e mobilidade verde.
A sede é o marco mais recente para o Grupo BEEAH, pois continua a ser pioneira em inovações para a cidade de Sharjah nos Emirados Árabes Unidos e em todo o mundo, estabelecendo uma base de operações para o grupo diversificar em novos setores críticos para o futuro. Com sua nova sede, a BEEAH demonstra como a tecnologia pode dimensionar o impacto sustentável e, em última análise, servir como um modelo para as cidades inteligentes e sustentáveis de amanhã.
ZAHA HADID ARCHITECTS ECOA A PAISAGEM CIRCUNDANTE
Incorporando esses princípios, a sede da BEEAH da Zaha Hadid Architects responde ao seu ambiente como uma série de ‘dunas’ interconectadas orientadas e moldadas para otimizar as condições climáticas locais. Incorporado em seu contexto do deserto de Al Sajaa de Sharjah, o projeto ecoa a paisagem circundante moldada pelos ventos predominantes em dunas de areia côncavas e cordilheiras que se tornam convexas quando se cruzam.
Garantindo que todos os espaços internos sejam dotados de luz natural e vista, limitando a quantidade de vidros expostos ao sol forte, as duas dunas principais da sede abrigam os departamentos públicos e administrativos, juntamente com a zona administrativa, interligados por um pátio central, definindo um oásis dentro do edifício que é parte integrante da sua estratégia de ventilação natural.
DENTRO DA SEDE DA BEEAH
Os visitantes entram na sede da BEEAH sob sua cúpula de 15 metros de altura, que serve para melhorar a ventilação natural e permitir que a luz do dia entre no prédio. Juntamente com o pátio central e o escritório em plano aberto, a sede incorpora salas de reuniões inteligentes, um centro de visitantes imersivo e um auditório.
O projeto de 9.000 metros quadrados toma forma com sua sustentabilidade em seu núcleo com uma alta porcentagem de materiais adquiridos localmente e é equipado com tecnologias prontas para o futuro para permitir operações nos padrões LEED Platinum com emissões líquidas zero e consumo mínimo de energia.
Painéis de fibra reforçada com vidro reduzem o ganho solar enquanto o resfriamento de placas e vidros regulam as temperaturas internas para um conforto ideal. O tratamento de água no local filtra as águas residuais para minimizar o consumo, enquanto uma fazenda solar carrega as baterias Tesla para atender à demanda de energia do edifício ao longo do dia e da noite.
Informações do projeto: Sede da BEEAH
Arquitetura: Zaha Hadid Architects (ZHA) | @zahahadidarchitects
Local: Sharjah, Emirados Árabes Unidos
Conclusão: março de 2022
Fotografia: © Hufton + Crow | @huftonandcrow
Desenho: Zaha Hadid e Patrik Schumacher
Fonte: Designboom
Tradução e adaptação: Instituto Bramante